terça-feira, 15 de outubro de 2013


Olá pessoal, hoje vamos falar da Mikania glomerata Sprengel , conhecida popularmente como guaco.
O guaco (Mikania glomerata Sprengel ) é originária da América do Sul, ocorrendo espontaneamente no Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul, e também no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. (CELEGHINI et al, 2006)
Esta planta tem seu uso muito disseminado , sendo usada pelos índios para picada de cobra, e ate hoje, é amplamente utilizada na medicina popular como remédio para aliviar tosse, bronquite e resfriado
O poder medicinal da Mikania glomerata Sprengel é avaliado nas folhas onde os principais constituintes químicos são observados, entre eles é possível identificar cumarinas, óleos essenciais, taninos, guacosídeos, flavonóides. A cumarina é um dos principais responsáveis pelas atividades farmacológicas da Mikania glomerata Sprengel .








Já foram identificadas cerca de 1.300 cumarinas em fontes naturais, como vegetais, fungos e bactérias, sendo encontradas principalmente nas famílias Asteraceae, Fabaceae, Oleaceae, Moraceae, Thymeleaceae, Apiaceae e Rutaceae. No guaco (Mikania glomerata Sprengel ), a cumarina é utilizada no controle de qualidade na produção dos extratos, devido ao aroma característico que concede às folhas (Santos, 2005). 

Na indústria Farmacêutica tem disponível  medicamentos fitoterápico a base da Mikania glomerata Sprengel. É o xarope de guaco que  possui ação broncodilatadora e expectorante, devido a ação das cumarinas.
“MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO”

Referências bibliográficas:

Livro Farmacognosia da Planta ao Medicamento - 6 ª Ed.

Autor: Simoes, Claudia M. Oliveira Editora: Ufsc

http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v40n4/v40n4a05.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário