domingo, 10 de novembro de 2013

Olá,hoje iremos falar de outras propriedades farmacológicas das cumarinas.

Algumas cumarinas com atividade anti-HIV foram identificadas a partir de fontes vegetais. Foram isolados calanolídeos A 13 e B 14 das folhas de uma árvore de floresta tropical,Calophyllum lanigerum Miq ,encontrada na Malásia.





Os calanolídeos A 13 e B 14 inibiram a replicação in vitro do HIV-1 ,provavelmente por inibição da atividade enzimática da DNA- polimerase dependente de DNA e da DNA –polimerase dependente de RNA presentes no vírus.
Devido a sua atividade vasodilatadora as cumarinas podem ser utilizadas no tratamento da impotência masculina. As cumarinas osthol,imperatorina,xantotoxina e isopimpinelina em conjunto exibiram propriedades relaxadoras em corpus cavernosum de coelhos com endotélio intacto. Essas substâncias foram isoladas de frutos de Cnidium monnieri (L.) Cusson,uma planta chinesa usada na impotência masculina


A cumarina extraída da planta Justicia Pectoralis conhecida populamente como chambá,anador,trevo-cumaru dentre outros,apresenta atividade anti-inflamatória e cicatrizante.Essa planta também possui ação inseticida sobre o mosquito Aedes aegypti.É amplamente utilizada para problemas respiratórios como inflamações pulmonares,tosse,como expectorante e útil em crises de asma,bronquite e chiado no peito. Esta planta não deve ser usada conjuntamente com anticoagulantes ou em pacientes com transtornos circulatórios para evitar interações medicamentosas.





Referências bibliográficas:

Farmacognosia da planta ao medicamento. 6ª Ed.
Simões,Claudia M. Oliveira, UFRGS e UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário